quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A CleanWaterSoft Faliu

Olá a todos,

Antes de mais nada, só gostaria de dizer que eu estava, durante esses últimos meses, tentando adiar o inevitável. Eu já tinha decidido fechar a CleanWaterSoft na metade do ano passado, quando anunciei que saí da Steam, mas acabei insistindo mais um pouco por causa de alguns fãs que me demostraram o maior apoio.

A falência da empresa não foi apenas por um ou outro motivo em particular. O fato é que: por questões técnicas, pessoais e financeiras, não terei mais condições de trabalhar ativamente nos meus projetos, por isso estou cancelando todos os jogos e DLCs que eu estava trabalhando atualmente em caráter definitivo. Também não terei condições de continuar prestando suporte técnico aos jogos já lançados, por isso, estou disponibilizando eles gratuitamente daqui pra frente na Itch.io.

Sinceramente, não quero escrever um  "textão" aqui sobre as batalhas já travadas, os percalços superados ou as vitórias e derrotas que tive nesses 5 anos de CleanWaterSoft. "Minha História Como IndieDev Profissional" já está aí pra isso, quem quer saber mais sobre meu trajeto é só ter a paciência e consideração de ler.

Existe uma diferença muito, muito grande, entre "ser obstinado e lutar pelos seus sonhos" e "ser cabeça dura e persistir em algo que você já viu que não está mais dando retorno". Chega uma hora que você precisa pesar na balança todas as variáveis do momento e perguntar a si mesmo: ainda está valendo a pena todo esse esforço?

Sim, eu vivi só de jogos durante todo esse tempo, mas a situação hoje já não é mais a mesma de quando eu registrei a empresa em 2014. Existem vários fatores, tanto técnicos quanto pessoais, que foram lentamente mudando ao longo dos anos.

Não faz mais sentido pra mim manter um CNPJ, conta bancária, domínio próprio, etc, só pra ver o pouco lucro que entra ser avidamente devorado por taxas, tarifas, impostos e outros gastos diversos. Não sou rico, tenho minhas contas a pagar e não, não sou tolo de manter uma empresa aberta apenas por mero capricho ou vaidade. Quando você é adulto (e pobre), entende que mais importante que realizar sonhos, é estar sem nenhuma dívida e com todos os boletos em dia no fim de cada mês.

Já dei baixa na minha M.E.I. e estou agora cuidando de outras questões burocráticas. Chegará um dia que o domínio próprio da CleanWaterSoft expirará automaticamente e esse blog voltará a ser acessado apenas com o bom e velho endereço do Blogger "alyssonlneto.blogspot.com".

Só posso dizer que apesar de tudo, não desisti dos meus projetos e sim, tenho intenções de voltar a trabalhar neles algum dia, mas não sei dizer quando e nem como.
 
Obrigado a todos pelo apoio que me deram até aqui.


Até mais ver,
Alysson L. Neto

4 comentários:

  1. Você se saiu muito bem !
    Trabalhou de maneira honesta (como sempre deve ser) com um equipamento ultrapassado e mesmo assim liderou 1º 2º e 3º lugar várias vezes entre os jogos mais populares, fez muitos amigos e ficou bem conhecido no Brasil e no exterior. Participou de várias entrevistas e os seus jogos foram muito elogiados por pessoas de alto nível. Participou e ganhou concursos. Você fez o trabalho de uma equipe inteira sozinho, sem apoio de ninguém e muitas pedras no caminho. Você é um herói para muitos, um arrogante para quem te julga e um gênio para quem entende o que você fez e até onde você chegou. Parabéns, parabéns, parabéns !!! E até breve, campeão !

    ResponderExcluir
  2. Parabens alysson pela sua luta, também tenho jogo de rpgmaker 2000, no caso o Robercleiton, e queria saber se na ichy o jogo arrecadou mais?
    Também sugiro que não tenha tantos gastos com o jogo como sites, firma aberta e tantas coisas, eu não tenho nada disso por exemplo, so paguei a taxa da steam originalmente e mais nada.
    Nem sabia que precisava de tudo isso, precisa?
    Eu não consegui sobreviver do rober nem por um mes pois o jogo até hoje não atingiu 100 dolares, fui tosco de ter colocado um valor muito baixo, assim as pessoas não valorizam. E precisa-se de muitas unidades para vender ele.
    Sugiro que mexa no seu jogo como hobby tendo um trabalho que pague as suas contas, assim tu consegue ir fazendo o que gosta e tirar um dinherinho extra.
    Mas não torne o jogo gratuito. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não é nada fácil, uma pena que a empresa tenha falido mas toda essa experiência não foi perdida... o espírito da CleanWaterSoft não pode morrer! Quem sabe mais p/frente vc não ressurge das cinzas e lança algum projeto avulso independente ;)

    ResponderExcluir
  4. Puxa, muito triste sua história brother. Essa vida, principalmente aqui no Brasil, é bem difícil e injusta. É lamentável o nível de valor que se dá a profissionais como você. Espero que esteja bem... e que não desista dos seus sonhos. Um abraço! =')

    ResponderExcluir