domingo, 8 de setembro de 2019

Série Porradaria - 10 Anos!

Nem me dei conta que já se faziam 10 anos desde que lancei o Porradaria original em 2009, apenas por hobby na época e sem nenhuma pretensão comercial. Como o tempo passa.

Observando o jogo original, que comecei a desenvolver em 2008, percebo como evoluí de lá pra cá. Na época eu mal sabia o básico de lógica de programação e apenas arranhava no pixel-art, em 2013 quando lancei Porradaria Upgrade, além de uma mecânica, jogabilidade e gráficos bem mais aprimorados, o jogo já contava até com trilha sonora, também feita por mim.
Esse é o Porradaria original de 2009, quanta diferença, não?
Quando eu lembro de tudo o que passei pra chegar até aqui hoje, bate um sentimento misto de cansaço, frustração e orgulho.

Cansaço, pois me esforcei muito pra aprender a fazer tudo sozinho e depois, fazer tudo sozinho. Enquanto muita gente desistia só de aprender apenas a programar, ou apenas a desenhar, ou apenas a compor, eu continuava me esforçando para aprender tudo isso e depois ainda completar um jogo. Mesmo sozinho, usei todos os conhecimentos que ganhei no curso Técnico de Administração (que nem pude terminar) para tocar meu negócio adiante. Mesmo sozinho procurei ainda aprender sobre marketing, sobre gravar trailers para jogos e várias outras coisas que fiz (e ainda faço) que se fosse escrever aqui a lista ficaria imensa.

Frustração, pois mesmo depois de tanto esforço, não vendi 1 milhão de cópias e nem ganhei um prêmio de indie do ano ou qualquer coisa do tipo. Mesmo com todo esse esforço, recebi muitas críticas destrutivas no percurso e custei a ter algum reconhecimento, para no final, acontecer aquele episódio desagradável do Gemaplys. Até hoje quem faz sucesso por causa do Porradaria 2 é o Gemaplys, não eu que desenvolvi o jogo, e ainda tenho que aguentar um baita hate por causa desse vídeo. Inclusive postei um desabafo sobre isso recentemente.

Orgulho, por saber que mesmo com todos esses percalços, nunca desisti dessa série, do meu trabalho e daquele meu sonho de adolescência de viver de desenvolvimento de jogos. Mesmo hoje, apesar de tudo o que aconteceu, continuo me esforçando, mesmo que sozinho, para que esse continue sendo meu ganha-pão de cada dia. Enquanto tem vários estúdios indies, em condições bem melhores do que eu, desistindo ou falindo logo no primeiro título por causa das dificuldades, mesmo sozinho, eu continuo trabalhando e vivendo disso. Continuo seguindo minha dica de ouro à risca e fazendo meu microcosmo queimar intensamente. Mesmo tendo caído várias vezes, continuo me levantando e lutando mais uma vez, até que eu vença ou até que eu morra!

Enfim, pra comemorar todos esses anos de luta, quem ganha são os clientes, Porradaria Legacy está com 50% de desconto na loja Itch.io até dia 8 do mês que vem…

Só posso encerrar esse post dizendo que: mesmo sabendo de todos os problemas, ataques e ciladas que ainda vou ter que enfrentar nesse caminho que escolhi, que venha Porradaria 3: O Último Sonho! E pra quem ainda não me conhece, leia "Minha História Como Indie Dev Profissional"!!


Obrigado pelo apoio de sempre, meu trabalho é para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário