quarta-feira, 17 de julho de 2019

Precisamos Ter Uma Conversinha Sobre Pirataria

Nota: Por motivos de força maior, tive que deletar o texto original do blog. Que foi publicado originalmente em 13 de maio de 2019. Só agora pude disponibilizá-lo novamente.
Na sexta-feira passada, alguém descobriu uma "falha" no SteamDB que permitia ativar o Fantasya Final Definitiva REMAKE completo de graça na sua conta Steam. Em apenas um dia, 175 mil cópias foram ativadas dessa maneira, e hoje, nesse exato momento que estou escrevendo este artigo, o número pulou pra mais de 316 mil!

Essas pessoas devem estar se sentindo muito felizes por terem sido "espertas". Por terem pego um jogo pago de graça e aumentado sua coleção da Steam em +1. Bom pra elas…

Como sempre digo, sou desenvolvedor, não sou santo. Também tenho contas a pagar e trabalho com desenvolvimento de jogos pra me sustentar (literalmente).

Se fizermos a conta baseado no preço brasileiro (R$24,99) o prejuízo passa fácil a casa dos 7 milhões de reais. Na verdade, eu receberia menos, pois 30% vai pra Steam e ainda tem algumas taxas e impostos que pago pra receber o dinheiro. Daria algo em torno de mais de 5 milhões para mim.

Muita grana né?

Esse dinheiro todo daria pra pagar o tratamento médico que minha mãe tanto precisa. Eu poderia expandir a CleanWaterSoft e contratar vários programadores, artistas, etc. Poderia produzir mais jogos, cada vez mais bem feitos e elaborados. Daria pra comprar uma casa própria (toda mobiliada) pra sair de vez do aluguel e ainda sobraria dinheiro pra gastar com várias outras coisas.

Daria pra fazer muitas coisas. Daria…

Você poderia argumentar: "E eu com isso? O problema é seu!", ou então: "Ah, mas você não teve prejuízo de verdade, teve?". Alguns desenvolvedores concorrentes e outros wannabes de indie dev por aí até mesmo devem estar pensando: "Bem feito! Hahaha…" ou "Quero mais tu se foda!!" (sim, infelizmente eu conheço essa raça).

Só, que vocês estão esquecendo de algo nessa história…
  • Os médicos da clínica particular que eu contrataria, também não vão receber o dinheiro do tratamento de minha mãe.
  • As várias pessoas que seriam contratadas para trabalhar na CleanWaterSoft, vão continuar desempregadas.
  • O corretor de imóveis que receberia a porcentagem pela venda da minha casa própria, também não vai receber nada.
  • A loja de móveis e eletrodomésticos que está demitindo funcionários por falta de lucro? Mesma coisa.
  • E a lista se estende, indefinidamente…
Viu só quanta gente também foi prejudicada, só por causa de um único jogo que deram um jeito de explorar um glitch? Imagina agora outros desenvolvedores que também passam por isso. Imaginou?
Essa frase passou a fazer mais sentido para você?
Mas podem ficar tranquilos. Isso não aconteceu, pois todas essas pessoas pegaram a "versão gratuita antiga" (demonstração) por engano pensando ser a "versão completa atual", como já havia explicado nesta postagem oficial nos fóruns do jogo na Steam.
Não ia perder a chance de zoar a cara desse povo todo, né? =P
Obrigado a quem tiver lido este artigo até aqui, e principalmente, parabéns a todos que não se aproveitaram do glitch pra pegar o jogo sem pagar. O mundo precisa de mais pessoas honestas como vocês!

Em todo caso, eu gostaria muito que vocês refletissem sobre este assunto e compartilhassem esse artigo…

4 comentários:

  1. Não tive change de jogar seu jogo. Conheci a empresa há pouco tempo. Mas realmente percebo o quão ruim é a pirataria.

    É interessante pensar que tem gente que não liga e ainda se vangloria. Admito que não sou um exemplo de virtude, mas não incentivo esta pratica e se tem um jogo pelo qual não posso pagar, eu simplesmente não jogo.

    Frequentei alguns grupos sobre programação e já vi em fóruns também, gente descaradamente pedindo links de livros que são pagos e é bem chato.

    Enfim, value por compartilhar seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wellington! o/

      Ainda pretendo postar um guia sobre a Lei de Direitos Autorais (e por que essa lei é necessária) e outro guia explicando o processo administrativo de uma desenvolvedora (e como ela precisa do dinheiro das vendas pra continuar funcionando).

      É muito importante conscientizar as pessoas de como a pirataria acaba prejudicando e até mesmo acabando com esse nosso passatempo que tanta gente ama.

      Excluir
  2. Muito bom você relatar isso , sou desenvolvedor também e sonho em me sustentar com isso mas é um caminho muito longo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! o/

      De fato, é um caminho longo e tortuoso. Mesmo assim, se quiser investir nisso, não é de todo ruim. Toda rosa tem espinhos, mas ela não deixa de ser bela e perfumada por causa disso. ^_^

      Excluir