sexta-feira, 12 de abril de 2019

De Volta à 2013…

Minha História como Indie Dev Profissional

Capítulo V

De Volta à 2013…

Quando terminei o Fantasya Final Definitiva 2, ainda queria fazer o 3, que seria um complemento da história dos dois jogos anteriores. Na realidade, Fantasya Final Definitiva 1+2+3 deveriam ser um único jogo. No entanto, um pouco depois de sair do curso Técnico de Administração, descobri que a versão distribuída do RPG Maker no Brasil era pirata. Por isso, removi o link para download desses jogos e cancelei o projeto do Fantasya Final Definitiva 3 (afinal, seria muita cara de pau um desenvolvedor que vive de vender jogos usar um software pirata para fazê-los, não é mesmo?).

Antes de entrar no curso técnico, e depois de ter saído da faculdade, aproveitei as horas vagas desse meio tempo para refinar minhas habilidades de ilustração e pixel-art. Também encontrei um bom tutorial de GML gratuito na internet, que explicou essa linguagem de maneira muito clara, ajudando muito a me aprimorar no uso da engine Game Maker.

Acho que eu poderia dizer que esse foi o início do meu grande treinamento para ser um desenvolvedor completo!

Para refinar minhas habilidades, em vez de criar algo do zero, resolvi refazer alguns projetos antigos e melhorá-los o máximo possível. Assim teria um parâmetro do quanto eu melhorei.
Cena de Guarda Castelos Upgrade

Comecei com Guarda Castelos (o mesmo jogo que me rendeu o 3º lugar no GPC 2008, lembra?) que se tornou Guarda Castelos Upgrade.

Seguindo o incentivo de minha mãe, também comecei a dar umas investidas na área da música. Aprendi o básico de partituras e teoria musical em um livro para crianças, e fiz duas trilhas bem simples usando o Tux Guitar para esse remake do Guarda Castelos. Um tema de vitória, e outro para derrota.

A propósito, esse jogo está disponível gratuitamente até hoje para download no IndieDB, para quem tiver a curiosidade de conhecer.

Depois disso, chegou a vez de Porradaria se tornar Porradaria Upgrade!

Obviamente, gastei muito mais tempo com esse projeto, pois o desenvolvimento de um jogo de plataforma 2D nem se compara ao de um jogo de tiro 2D simples.

Enquanto estava trabalhando nesse projeto, também passei a fazer o curso Técnico de Administração. Foi no meio desse curso que tive a ideia de começar meu negócio próprio e vender meus jogos. Conversei com alguns professores do curso sobre a ideia, que foram muito solícitos em me dar algumas direções.

De início, tentei vender os jogos por conta própria em meu antigo blog (ainda não sabia da existência da Steam, ou outras lojas similares). A pessoa baixaria a demonstração do Porradaria Upgrade, e se gostasse do jogo, depositaria o dinheiro na minha conta, para então receber o jogo completo por email.

Essa ideia foi um fiasco! Não vendi uma única cópia.

Infelizmente, foi nessa mesma época que a saúde da minha mãe piorou consideravelmente, por isso tive que sair no meio do curso técnico. Também havia saído de um emprego (que custei a arrumar) pelo mesmo motivo.

Agora, nesse exato momento da história, é onde eu havia parado no final do Capítulo I.

Não posso sair de casa para trabalhar, mas preciso pagar as contas, e agora?

9 comentários:

  1. Ondi qui axo o Porradaria originau ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tá disponível gratuitamente no IndieDB também. ;)

      https://www.indiedb.com/games/porradaria-upgrade/downloads/porradaria

      Excluir
  2. Joguei esse e achei muito maneiro !
    Me diverti e nem vi o tempo passar ;)

    ResponderExcluir
  3. muito legal mano que bom que não desistiu. É muito difícil terminar um jogo , estamos fazendo um para android ja tem mais de 2 anos confere lá o nome é (Breakinggates).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma conferida, e caras… Estão de parabéns, o jogo é EXCELENTE! ;)

      Vocês já tem um site ou blog? Que tal uma parceria de divulgação?

      Excluir
  4. Legal man, lembra muito do que já passei também^^
    Embora eu preferi fazer games como segundo trabalho, já que web dev acabou me rendendo mais^^*
    Continue postando, irei acompanhar os próximos posts :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Cristiano!

      Em breve continuarei o resto da história. ^_^

      Excluir