sexta-feira, 5 de abril de 2019

A Fantasia Final

Minha História como Indie Dev Profissional

Capítulo IV

A Fantasia Final

Depois de anos "brincando" com o RPG Maker, mas sem nunca terminar um único projeto, decidi que era hora de mudar isso.

Eu já havia decidido que iria tentar me profissionalizar no ramo de desenvolvimento de jogos, como ilustrador e pixel-artist freelancer. Nem passava pela minha cabeça ser um "solo indie dev" (aliás, esses termos nem haviam chegado aqui no Brasil ainda).

Decidi fazer um jogo simples, de comédia escrachada mesmo, a lá Rygar e os Soldados do Rei, apenas pra descontrair e alcançar meu objetivo de terminar um jogo no RM2k.

O nome do jogo? Já que seria meu último projeto de RPG Maker, a despedida do desenvolvimento amador, decido nomear esse jogo como: 

"Fantasya Final Definitiva".

Além de fazer uma referência óbvia aos clássicos da Squaresoft, também fui influenciado por vários outros RPGs na hora de criar esse jogo, mas, a maior fonte de inspiração acabou partindo da minha vida pessoal.

Não percebi na época, mas o "mendigo" Samuka, refletia bem o estado de espírito que eu estava. Totó foi inspirado no meu cachorrinho de estimação, que era de fato meu único amigo verdadeiro. E o Playboy, era praticamente a representação de todas as pessoas "ricas" que tive o desprazer de conhecer, que se sentiam no direito de me humilhar ou cometer abusos, pelo fato de ser pobre, não ter estudo ou vender sanduíches naturais na rua.

Imagem ilustrativa (cão da raça pinscher, mesma raça do meu cachorro).
Em meados de 2008, foi quando eu, minha mãe e avó tentamos voltar à BH, para tentar um tratamento médico para minha mãe, que já estava ficando com a saúde deteriorada. Tive que deixar meu melhor amigo pra trás, aos cuidados de uma conhecida, pois o dono da casa que alugamos na periferia de BH "não aceitava cães".

Obviamente procurei essa conhecida com quem tinha deixado meu cachorro, quando voltei para o interior um ano depois, mas ela não queria devolvê-lo de jeito nenhum e também não me deixava vê-lo. Por fim, ela disse que ele "morreu". Até hoje não sei o que realmente aconteceu com ele.

Minha mãe ficou internada em um hospital público durante meses. Infelizmente, os meses de internação no SUS não ajudaram em nada (na verdade, ela saiu ainda pior do que antes). Nesse meio tempo, parei de estudar (mais uma vez) e ficava alternando entre hospital e casa, para cuidar das duas ao mesmo tempo.

Por causa disso, dei um fim precoce a história e lancei o jogo (incompleto) por não ter tempo de terminar do jeito que gostaria. Mesmo assim, o jogo fez um relativo sucesso na comunidade maker da época. Na minha conta do 4shared, notei centenas de downloads do arquivo. Infelizmente, não pude mensurar todos os downloads, pois em outros lugares que fiz upload do jogo, não havia nenhum contador.

Um pouco mais tarde, decidi terminar a história do Fantasya Final Definitiva, lançando a continuação direta. Terminei a continuação quando já havíamos voltado para o interior, época que finalmente consegui concluir o ensino médio no supletivo e passar no vestibular de uma faculdade federal da região para Licenciatura em Matemática.

Fantasya Final Definitiva 2 foi outro sucesso, além das centenas de downloads, esse jogo chegou até mesmo a receber um artigo no Tribo Gamer, alguns anos depois do lançamento.

Durante um tempo, por causa da faculdade, havia desistido do desenvolvimento de jogos, pois achei que seria impossível trabalhar com isso mesmo e estava determinado a me formar e trabalhar como professor de matemática.

Mas como você já sabe, o destino não quis assim.

8 comentários:

  1. bacana, posta mais pra galera da unidev continuar lendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode apostar que sim! Tenho muita coisa pra contar ainda… ;)

      Excluir
    2. Também estou por aqui acompanhando a história, manda bala!

      Excluir
    3. Aê sumido! Vou mandar bala sim!! Hahaha

      Depois de amanhã já tem mais! ;)

      Excluir
  2. Vc transferiu a dor da perda do seu cão para a história do jogo. Me emocionou ...

    ResponderExcluir
  3. E vc fez isso sem perceber ! A arte exprime o sentimento do homem ...

    ResponderExcluir
  4. Kd o link desses jogos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os originais não estão mais disponíveis pra download, mas você pode jogar o capítulo 1 do REMAKE de graça na Steam! ;)
      https://store.steampowered.com/app/656120/Fantasya_Final_Definitiva_REMAKE/

      Se gostar do jogo e achar que vale a pena, também pode comprar o jogo completo (capítulo 1 e 2).

      Excluir