domingo, 17 de março de 2019

Como Vender seu Jogo na Steam

Muita gente já andou me perguntando isso por aí. Na verdade não me importo de responder, mas pra facilitar a vida de quem está buscando essas informações (e a minha também), decidi criar essa postagem explicando o passo-a-passo e dando algumas informações importantes.

Quero ressaltar que nesse guia, divulgo apenas informações de ordem pública. Todo parceiro do Steamworks está proibido de passar informações confidenciais, portanto, por favor não pergunte coisas como: quantidade de vendas, como funcionam os painéis de controle do Steamworks, detalhes do contrato, etc. Tudo isso é confidencial, e se alguém estiver divulgando por aí, como o "steamspy.com" por exemplo, corre o risco de levar uma boa ferrada da Valve por conta disso.
  1. Primeiros Passos
  2. Avaliação da Valve
  3. Lançamento na Loja Steam
  4. Outras Perguntas Frequentes

1 - Primeiros Passos

Em primeiro lugar, tenha um jogo pronto né! Duh

Você terá que fazer um cadastro no site do "Steamworks". Você pode usar sua mesma conta da Steam pra criar esse cadastro, ou criar uma conta nova se achar melhor.

Depois que tiver feito esse cadastro, você terá que preencher algumas informações pessoais suas (nome completo, endereço, etc) e assinar o contrato de distribuição na Steam (leia atentamente).
Você não precisa criar uma empresa pra isso e pode preencher esses formulários com seus dados pessoais.

O mais importante é preencher os dados bancários. Entre em contato com seu banco e peça o "IBAN" (número internacional da sua conta) e o código "SWIFT" do seu banco (código internacional do banco). Sem isso, não vai poder receber seus pagamentos.

Quando tiver um jogo que queira publicar na Steam, você precisará pagar uma taxa de 100 dólares. Esse preço em reais varia de 300 a 300 e poucos. Um bom site que informa o valor atual do dólar é o "dolarhoje.com". Você sempre pagará essa taxa para cada jogo novo que for publicar lá.

Após faturar US$1.000,00 referente as vendas de cada jogo publicado, você receberá a respectiva taxa do Direct de volta.
Lembrando que a taxa de revenda da Steam é de 30%, portanto, dos 1000 dólares, você receberá US$700 "brutos" (existem algumas taxas específicas pra vendas de cada país, taxas de transferência, conversão de moeda, impostos, etc, mas não vou detalhar isso aqui).

2 - Avaliação da Valve

Quando pagar essa taxa, você terá que criar a página da loja (incluir descrição, screenshots, trailers, imagens promocionais, etc) e fazer uma build do seu jogo. Quando terminar todos esses passos, você vai marcar o jogo para um responsável avaliar.

A Valve não vai avaliar a "qualidade" dos seus jogos, por que isso é bem relativo. Como dizia minha avó: Gosto é que nem (*), cada um tem o seu. O que eles avaliam é se a página da loja foi preenchida corretamente e se a build do seu jogo está funcionando corretamente. Se tiver algum erro ou inconsistência, tipo: na descrição da página diz que seu jogo suporta Linux, mas você não enviou uma build pra Linux; eles te notificam disso, e você terá que corrigir e reenviar seu jogo para avaliação novamente.

Achievements, Steam Cards, etc, são opcionais, você é que decide se vai incluir isso nos seus jogos ou não. A data de lançamento e o preço, também é você quem decide.

Nota importante: A Valve passa o pente fino em desenvolvedores fraudulentos e também aqueles que eles denominam como "Troll Devs". Você pode conferir isso "nesse anúncio oficial". Se você não estiver disposto a levar seu trabalho a sério, ou sequer tiver um plano de negócios, é melhor pensar em outras alternativas, como o "itch.io".

3 - Lançamento na Loja Steam

Depois que tudo estiver aprovado, você já pode marcar a página como "Em Breve" para começar a divulgar seu jogo e gerar interesse, mas terá que esperar no mínimo duas semanas para lançar seu jogo.

Não se esqueça que a liberação do jogo é manual. É você que tem que entrar no painel do Steamworks e "lançar" o jogo na data que marcou. Você tem que fazer isso dentro do horário comercial (fuso-horário PDT), pois esse processo é monitorado por um responsável da Valve.

4 - Outras Perguntas Frequentes

Se tiver alguma dúvida, após se tornar um parceiro Steamworks, você também terá acesso ao fórum privado dos parceiros da Steamworks na Steam. Qualquer dúvida que tiver, é só perguntar lá e você certamente encontrará um funcionário da Valve, ou outro desenvolvedor mais experiente, disponível para lhe ajudar.

Também confira a "documentação do Steamworks", muitas vezes tudo o que precisa saber estará lá. 

Espero que este guia tenha lhe ajudado.
Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para perguntar nos comentários! 😉👍

6 comentários:

  1. Muito bom! Sanou um monte de dúvidas!
    Mas uma que eu ainda tenho e que pode parecer meio boba é acerca dos jogos feitos no rpg maker. Quando você disponibiliza ele em várias linguagens, como funciona? Você envia o mesmo jogo em línguas diferentes? A Steam suporta isso?

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    1. Suporta sim, mas dá um pouco mais de trabalho, pois você terá que fazer o upload de cada versão com idioma diferente.

      Na documentação do Steamworks, na seção "Depots" explica melhor como fazer isso. ;)

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  2. pessoa física, tipo nao tenho empresa . Também posso publicar meu jogo ?

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    1. "Você não precisa criar uma empresa pra isso e pode preencher esses formulários com seus dados pessoais."

      Dá uma revisada no "1 - Primeiros Passos". Expliquei tudo isso em detalhes. ;)

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  3. obrigado! É porque temos um jogo chamado Breakinggates publicado para android e estamos vendo a possibilidade de portar para steam.

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