sexta-feira, 29 de março de 2019

Com a Boca! 3º Lugar no GPC 2008!!

Minha História como Indie Dev Profissional

Capítulo III

Com a boca! 3º Lugar no GPC 2008!!

Não sabia programar e precisava treinar meu pixel-art. A melhor maneira de fazer isso era ver o resultado dentro de um jogo funcional. Por isso, dei ao Game Maker uma segunda chance. Agora que tinha feito o curso de lógica de programação, aquele programa já não me assustava tanto e muita coisa passou a fazer muito mais sentido para mim.

No fórum da PDJ, tinha um concurso anual realizado pela própria staff do fórum, com ajuda de alguns colaboradores, para escolher os melhores projetos. O concurso também tinha algumas áreas separadas por categoria (melhor game design, melhores gráficos, etc). O Games PDJ Contest!

Decidi participar com um projeto simples, Guarda Castelos. Tentei formar uma equipe pra isso, mas sempre que tentava fazer equipe com algum programador, o sujeito ficava enrolando, inventava mil desculpas e por fim não fazia nada.

Foi então que eu tive uma epifania.

Já tenho os gráficos, o game design do jogo está completamente funcional no Game Maker, e verdade seja dita, quem vai jogar está cagando e andando se o jogo foi programado em C++, Java ou feito em Game Maker. A pessoa só quer saber se o jogo é divertido ou não de jogar!

Faltava agora a trilha sonora: músicas e efeitos sonoros.

Larvell Jones, do filme Loucademia de Polícia (1984).
Para os efeitos sonoros, me lembrei daquele policial do Loucademia de Policia (Larvell Jones). Após um pouco de treino eu consegui improvisar com minha própria boca alguns efeitos, que gravei em um microfone barato de PC, usando o gravador de som padrão do MS Windows.

Eu sabia tocar um pouco de violão (minha mãe já teve algumas bandas e me ensinou algumas coisas) e cheguei a compor algumas melodias. Contudo, gravar as músicas do violão com aquele microfone não deram nada certo. Então, tentei usar a versão gratuita do Guitar Pro 4, para compor alguma coisa direto no PC em MIDI, mas não entendi bulhufas de como o programa funcionava e nem sabia ler e escrever partituras.

Por fim, consegui as músicas convencendo um membro do fórum que era compositor profissional a participar (eram só três mesmo, não ia dar tanto trabalho assim pra ele).

E, com esse projeto, Guarda Castelos, dentre os 15 participantes (ou 17, não lembro mais e o portal está fora do ar, não deu pra conferir) ganhei o 3º lugar de melhor jogo no GPC 2008!

Como gostei muito de participar do concurso, resolvi participar de novo no próximo ano, dessa vez com um projeto um pouco mais ambicioso. Um jogo de plataforma 2D chamado Porradaria, mas o concurso acabou sendo cancelado...

Já havia decidido que me profissionalizaria nessa área, mas ainda faltava realizar um pequeno sonho de infância...
Anos de RPG Maker e nunca tinha terminado um único projeto nessa engine.

3 comentários:

  1. Eu to acompanhando sua história e cara, você é um herói! Merece todo o sucesso e respeito como dev. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Die monster! You don't have belongings in this world!!

    AASUHAUSHSUHAUHSAUHASUHHA

    ResponderExcluir
  3. Cara ! Me surpreendeu.

    ResponderExcluir